Marrocos | Morocco

2015

  Fes   by nig  ht

Fes by night

 

Cidade património mundial da Unesco. É sempre um mistério caminhar pela antiga medina labiríntica de Fes, composta por cerca de 3000 estreitas e sinuosas ruas, subdivididas em "bairros". Facilmente nos perdemos nas  ruelas que irradiam sem direcção ou sentido.

  Azrou

Azrou

A caminho de Azrou... 15:00... 33º C... Escola de Ensino Básico, numa das ruas principais da povoação, sem pátio, sem vedação, entre uma mercearia e uma casa de habitação... Quase passava despercebida, não fosse o murmurinho infantil e os mini pés à mostra...

  Erfoud - Cidade Município e Oásis do Sudeste de Marrocos, à beira do Rio Ziz

Erfoud - Cidade Município e Oásis do Sudeste de Marrocos, à beira do Rio Ziz

A caminho do deserto... Mais uma paragem para recarregar baterias para aguentar o calor insuportável e sufocante... Esta é uma das avenidas principais, com evidentes influências tipicamente francesas, no entanto persistem ainda algumas casas tradicionais em taipa. 

  Vale do Ziz

Vale do Ziz

O percurso até Er Rachidia é simplesmente deslumbrante. Estrada de montanha ao longo do vale, por onde se estende uma vegetação densa de tamareiras permitindo desta forma a fixação das povoações, que construíram habitações ao longo do leito do rio, protegidas do sol e dos ventos.

  Merzouga | Zagora | Mahmid - off road...

Merzouga | Zagora | Mahmid - off road...

Algures no deserto... Onde as casas se confundem com a paisagem... E onde as crianças correm atrás dos carros que passam para pedirem "bombom" e "tricot"...

  Alto Atlas | Ait Ben Addou -   declarado Património Mundial da UNESCO em 1987

Alto Atlas | Ait Ben Addou - declarado Património Mundial da UNESCO em 1987

É uma cidade fortificada (ou ksar), localizada no sopé do Alto Atlas incluída na antiga rota de caravanas entre o Sahara e Marraquexe. É composta por pequenas fortalezas (ou kasbahs) que podem chegar até aos dez metros de altura! Actualmente, ainda vivem dez famílias no ksar.

A arquitectura de terra, muito comum no Alto Atlas e nas regiões desérticas. A utilização dos materiais e recursos existentes no local é a filosofia de sustentabilidade das populações.

  Alto Atlas

Alto Atlas

Arquitectura minimalista popular que busca a sobrevivência. Casas construídas  ao longo dos cursos de água  em locais inóspitos, quase inacessíveis respondendo, no entanto, ás necessidades da população.

 Marraquexe - A  "cidade vermelha"

Marraquexe - A "cidade vermelha"

Capital cultural e turística de Marrocos. Apelidada de "cidade vermelha" pela sua pronunciada predominância nos edifícios. Detentora de uma das praças mais famosas do mundo: Djemaa El Fna, onde acontece um dos maiores espectáculos de variedades... a "céu aberto"! É a mistura perfeita entre o mítico e o místico... 

  Praça Jemaa El Fna - Marraquexe

Praça Jemaa El Fna - Marraquexe

É onde a magia acontece... de noite e de dia... Esta famosa praça fica na Medina que é a zona histórica e comercial da cidade. Tem uma fortificação milenar e é formada por um labirinto imenso de ruas e ruelas por onde circulam concomitantemente: pessoas, bicicletas, motoretas e burros com os alfores gigantes apinhados de TUDO! É um movimento caótico entre nativos, turistas e artistas em actuação plena! Encontramos: saltimbancos, encantadores de serpentes, faquires e engolidores de espadas, feiticeiros e curandeiros de todos os males, músicos, contadores de histórias e comerciantes em todos os cantos! 

  Praça Jemaa El Fna  by night  - Marraquexe

Praça Jemaa El Fna by night - Marraquexe

A loucura continua... Desta vez sem encantadores de cascavél e macacos artistas! É hora de jantar nas tabancas...

 Asilah

Asilah

As semelhanças entre esta vila à beira mar e as vilas piscatórias algarvias são evidentes. As suas fortificações foram construídas originalmente pelos portugueses. É uma estância balnear popular entre os marroquinos, que devido ao seu urbanismo tradicional e aos eventos festivos de verão também atrai bastantes turistas.