Grants’home | Casa dos avós

2015-2019

CdL-29.jpg

Grants’home is a country side house rehabilitation between Ribatejo and Beira, located in the middle of Portugal. As an antique family house with two blocks, one for habitational use, other one as a store for cattle and agricultural material; we propose a program to preserve the memory of legacy from this family, now reevaluated by sons and grandsons.

In this manner, we consolidate the abruptly degraded stone walls with traditional techniques and materials, and a contemporary approach incorporated in the same process.

Therefore this project will serve the preservation of this complex for a sazonal family use, introducing a new experience with new logistics and touches to an house full of history

CdL-28.jpg
CdL-27.jpg

Reabilitação de casa rural na fronteira do Ribatejo com a Beira Interior. Antiga casa de família, composta por casa de habitação e edifício anexo, típica loja para albergar o gado e material agrícola. Do programa proposto consta a preservação das memórias da casa de família, agora recuperada por filhos e netos.

Urge a consolidação das paredes em avançado estado de degradação, através da recuperação de materiais e técnicas tradicionais, com linguagem contemporânea incorporada. 

O projecto prevê a recuperação da habitação para uma utilização familiar sazonal. Da intervenção recupera-se a vivência da habitação,  reavivando memórias passadas, introduzindo concomitantemente novos espaços na antiga loja, novos usos e novos materiais. 

CdL-3 (1).jpg
CdL-59.jpg
CdL-6 (1).jpg
CdL-22.jpg
CdL-7 (1).jpg
CdL-13 f (1).jpg
001.jpg
002.jpg
006.jpg
007.jpg

Peixinhos 13 | Graça | Lisboa

Graça | Lisboa | 2018-19

012.jpg

O Edifício a intervir de pequena dimensão, situa-se no coração da Graça, zona de convivências diurnas e nocturnas, de residentes e de turistas, na constante transformação da cidade de Lisboa. A operação insere-se na área de reabilitação urbana, pretendendo-se a ampliação do edifício permitindo novos usos e valências, novos moradores, novos utentes, participando na renovação da cidade.

010 Peixinhos - Graça - Lisboa - Paulo Miguez Arquitectos.jpg
005 Peixinhos - Graça - Lisboa - Paulo Miguez Arquitectos.jpg
003 Peixinhos - Graça - Lisboa - Paulo Miguez Arquitectos.jpg
001 Peixinhos - Graça - Lisboa - Paulo Miguez Arquitectos.jpg
001.jpg
002.jpg
003.jpg
004.jpg
005.jpg

White Container I

Abrantes 2019

W000-paulo miguez arquitectos-abrantes.png

A busca de novas formas de habitar conduz-nos a novas abordagens conceptuais, novos materiais, novos usos. Partindo da utilização de contentores de transporte marítimo , testamos espaços, volumes, procurando uma construção simples, racional, sustentável e económica. Muito em voga noutros países, a reutilização destes equipamentos, neste caso, com destino à habitação , é uma premissa da actualidade , da sustentabilidade e da reciclagem.

W003-paulo miguez arquitectos-abrantes.png
W008-paulo miguez arquitectos-abrantes.png
W010-paulo miguez arquitectos-abrantes.png

São Miguel 6-10 | Alfama | Lisboa

2018 - 2019

paulomiguez arquitectos-reabilitação-habitação-alfama-lisboa-portugal 6.jpg

O Edifício a intervir data da época pré-pombalina, situa-se no coração de Alfama, zona de convivências diurnas e nocturnas, de residentes e de turistas, no grande pulsar da cidade de Lisboa. A operação insere-se na área de reabilitação urbana de Lisboa, em zona de protecção do Castelo de São Jorge e Resto das Cercas de Lisboa.

004 Alfama - Lisboa - Paulo Miguez Arquitectos.jpg
002 Alfama - Lisboa - Paulo Miguez Arquitectos.jpg
005 Alfama - Lisboa - Paulo Miguez Arquitectos.jpg
008 Alfama - Lisboa - Paulo Miguez Arquitectos.jpg

Pretende-se reabilitar o edifício de modo a responder positivamente à vivência contemporânea, reorganizando espaços e coberturas por forma a proporcionar um desenho equilibrado e coerente com o conjunto urbano envolvente.

paulomiguez arquitectos-reabilitação-habitação-alfama-lisboa-portugal 2.jpg
paulomiguez arquitectos-reabilitação-habitação-alfama-lisboa-portugal 3.jpg
paulomiguez arquitectos-reabilitação-habitação-alfama-lisboa-portugal 4.jpg
paulomiguez arquitectos-reabilitação-habitação-alfama-lisboa-portugal 5.jpg

Alameda Santo António 18 - Abrantes

Santo António | Abrantes | 2017

A reabilitação urbana tem permitido a reocupação dos centros das cidades, trazendo novos moradores, novos usos, novos utilizadores. As intervenções assentam sobre a utilização das técnicas construtivas tradicionais, acrescentando materiais modernos, numa dicotomia sempre interessante e polivalente de linguagens  e abordagens.

Reabilitação-Santo António Abrantes-Paulo Miguez- Arquitectos 11.jpg
Reabilitação-Santo António Abrantes-Paulo Miguez- Arquitectos 8.jpg
003.jpg
004.jpg
005.jpg
001.jpg
002.jpg

Turismo Rural | Equestre

Quinta da Feiteira | Abrantes | 2012

paulomiguez arquitectos - reabilitação - turismo rural - quinta feiteira - abrantes 8.jpg
paulomiguez arquitectos - reabilitação - turismo rural - quinta feiteira - abrantes 4.jpg

Os edifícios propostos surgem da Alteração e Ampliação de edificações existentes, cujo projecto pretende a adaptação a Empreendimento de Turismo no Espaço Rural, neste caso como Casa de Campo, para além da beneficiação das edificações existentes destinadas à actividade equestre, como sejam o picadeiro coberto e demais edificações de apoio.

paulomiguez arquitectos - reabilitação - turismo rural - quinta feiteira - abrantes 5.jpg
paulomiguez arquitectos - reabilitação - turismo rural - quinta feiteira - abrantes 6.jpg

A localização deste empreendimento é privilegiada aproveitando uma herdade extensa, podendo usufruir de boas comunicações viárias, transportes e serviços públicos. Estende-se sobre um vale ladeado por encostas a nascente e poente, pontuado por sobreiros característicos da região. O terreno destinado a este Projecto tem de área total 4ha. A proposta mantém as características arquitectónicas tradicionais da região, com alusão à arquitectura típica do Ribatejo, utilizando materiais característicos da região.

paulomiguez arquitectos - reabilitação - turismo rural - quinta feiteira - abrantes 7.jpg
paulomiguez arquitectos - reabilitação - turismo rural - quinta feiteira - abrantes 9.jpg
paulomiguez arquitectos - reabilitação - turismo rural - quinta feiteira - abrantes 3.jpg
paulomiguez arquitectos - reabilitação - turismo rural - quinta feiteira - abrantes 2.jpg
paulomiguez arquitectos - reabilitação - turismo rural - quinta feiteira - abrantes 1.jpg

Edificio AJI

Mação | Santarém | 2008-2011

Paulo Miguez Arquitectos - AJI 2.jpg

O edifício  tem como função comércio e serviços, sendo necessária a sua reconversão, a actualização de infra estruturas e renovação de materiais para melhor adaptação à modernidade.O actual enquadramento deste espaço carecia de uma intervenção que em termos funcionais dinamizasse o local e que em termos urbanos valorizasse o conjunto edificado.

Paulo Miguez Arquitectos - AJI 1.jpg
Paulo Miguez Arquitectos - AJI 3.jpg
Paulo Miguez Arquitectos - AJI 4.jpg
Paulo Miguez Arquitectos - AJI 5.jpg
Paulo Miguez Arquitectos - AJI 6.jpg